![]() |
Daniel Osiecki, poeta curitibano, lança em junho seu primeiro romance, Veste-me em teu labirinto. |
É bastante comum escritores que começam na narrativa mais curta, ou na poesia, experimentarem aventuras mais extensas no romance. E atualmente também é muito comum autores não se preocuparem tanto com delimitações de gênero. Escreve e pronto!
Daniel Osiecki, poeta e editor curitibano, com o romance Veste-me em teu labirinto se aventura em um terreno que não lhe é tão comum em sua produção literária. A breve narrativa (ou narrativas?), com pouco mais de 100 páginas, conta as aventuras, agruras e peripécias de Caetano, um professor de música que deixa um diário para um amigo escritor publicar. Mas há um porém: não é o próprio Caetano que entrega os seus diários para o amigo escritor, mesmo porque Caetano já morreu, mas alguém que ficou com o manuscrito e aparece no livro muito tempo depois.
O leitor e a leitora perceberão que há muitas camadas no romance; muitas narrativas que se misturam, muitas vozes. Não sabemos se o diário que está sendo mostrado ao leitor pelo editor que organiza o texto de Caetano (mais um labirinto aqui, pois o nome do editor é Daniel) é de fato de Caetano, ou se é recriação de Daniel (o autor-personagem-narrador).
Conforme os fragmentos vão se sucedendo, as vozes do escritor e do autor do diário se entrelaçam, e um painel intrincado de sobreposições discursivas vão se completando. Romance que flerta com a narrativa epistolar e com a autoficção, Veste-me em teu labirinto prega peças no leitor e provoca reflexões sobre vida, amizade e escrita.
Serviço:
Veste-me em teu labirinto (romance)
Caravana Grupo Editorial
14x21
134 páginas
R$ 54,90
Daniel Mascarenhas Osiecki nasceu em Curitiba, em 1983. Escritor e editor, publicou os livros Abismo (2009), Sob o signo da noite (2016), fellis (2018), Morre como em um vórtice de sombra (2019), Trilogia Amarga (2019), Fora de ordem (2021) e 27 episódios diante do espelho (2021). É editor-chefe da Revista TXT e editor-adjunto na Kotter Editorial. Mestre em Teoria Literária e organizador do sarau-coletivo Vespeiro - vozes literárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário