terça-feira, 17 de maio de 2022
Um conto de Samantha Buglione*
sexta-feira, 6 de maio de 2022
Veste-me em teu labirinto, novo livro de Daniel Osiecki
Veste-me em teu labirinto, primeiro romance do poeta Daniel Osiecki, traz narrativas e personagens distintos. O romance tem como pano de fundo um diário que é entregue a um escritor. Conforme os fragmentos vão se sucedendo, as vozes do escritor e do autor do diário se entrelaçam, e um painel intrincado de sobreposições discursivas vão se completando.
Romance que flerta com a narrativa epistolar e com a autoficção, Veste-me em teu labirinto prega peças no leitor e provoca reflexões sobre vida, amizade e escrita.
Texto do poeta Raul K. Souza que está na orelha do livro:
" Quando recebi o convite do Daniel para escrever sobre o Veste-me em teu labirinto, me tremi todo de empolgação.
Daniel faz um jogo em seu romance de estreia, Veste-me em teu labirinto, em tom ora documental, ora de detetive noir. O narrador recebe a tarefa de biografar a vida de seu amigo Caetano a partir dos diários do mesmo. Acrescenta-se uma camada, Caetano está morto, mas isso não é spoiler.
Nas primeiras páginas do Veste-me..., nós somos orientados pelo narrador Daniel, não o Daniel autor, mas o Daniel investigador-narrador-personagem, que vai nos colocar diante de um morto que fala, ao estilo machadiano. Todavia, a novela não é sobre isso, é também sobre a vida de Caetano, sobre sua sexualidade e sobre seus diários.
A novela ganha mais uma camada, quando em Off, o Daniel autor da novela (agora o nosso Daniel), me conta que Caetano foi um grande amigo seu, mas se este deixou diários para este nosso Daniel, isso é um mistério.
Como nas melhores histórias homoeróticas, Veste-me... explora a vivência e as aventuras sexuais de uma personagem homossexual/bissexual que constrói afetos e que está no Brasil repressor no final do século XX e mais otimista do início do século XXI".
............................................................................
Serviço
Veste-me em teu labirinto, Daniel Osiecki.
Editora Caravana
Gênero: romance
R$ 54,90
https://caravanagrupoeditorial.com.br/produto/veste-me-em-teu-labirinto/
![]() |
Daniel Osiecki (Foto: André Osiecki) |
Daniel Mascarenhas Osiecki nasceu em Curitiba, em 1983. Escritor e editor, publicou os livros Abismo (2009), Sob o signo da noite (2016), fellis (2018), Morre como em um vórtice de sombra (2019), Trilogia Amarga (2019), Fora de ordem (2021) e 27 episódios diante do espelho (2021). É editor-chefe da Revista TXT e editor-adjunto na Kotter Editorial. Mestre em Teoria Literária e organizador do sarau-coletivo Vespeiro - vozes literárias.
Estrela Solitária – Luzeiro dos lunáticos
Alguns dizem que há predestinação ao escolher um clube de futebol. Também há aqueles que dizem que não há escolha por parte do torcedor, m...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhw7B4HdvAWNr2m10Vksq6Q7O5l-MTtnRzQWMjPnXr6Xf1Mf6_ednEC0xhGXy2jsY3f-fEy3Net7NY1SvY0ei8JEuCEV4bo9tvV4_XCEJ51nJxlNIhY_twGAPC4QEVeYis0ITWKuz-BS6SO2KlkoqTEU3FBpagak1EQNTu9nwybalVapynp8_RHIZK71KyN/w413-h230/Clube-de-Futebol-e-Regatas-Botafogo-800x445.png)
-
Era-lhes fácil achar-se na sociedade; o difícil era, para eles, perder-se nela, sumir. Walter Benjamin Na mitologia grega o ...
-
Em 1928 Álvaro de Campos, o revolucionário heterônimo de Fernando Pessoa, publica a obra prima “Tabacaria”. O poema é indigesto e nar...
-
Há uma relevante produção narrativa na literatura portuguesa a partir dos anos 30. É um resgate da narrativa que esteve em baixa dura...