Veste-me em teu labirinto, primeiro romance do poeta Daniel Osiecki, traz narrativas e personagens distintos. O romance tem como pano de fundo um diário que é entregue a um escritor. Conforme os fragmentos vão se sucedendo, as vozes do escritor e do autor do diário se entrelaçam, e um painel intrincado de sobreposições discursivas vão se completando.
Romance que flerta com a narrativa epistolar e com a autoficção, Veste-me em teu labirinto prega peças no leitor e provoca reflexões sobre vida, amizade e escrita.
Texto do poeta Raul K. Souza que está na orelha do livro:
" Quando recebi o convite do Daniel para escrever sobre o Veste-me em teu labirinto, me tremi todo de empolgação.
Daniel faz um jogo em seu romance de estreia, Veste-me em teu labirinto, em tom ora documental, ora de detetive noir. O narrador recebe a tarefa de biografar a vida de seu amigo Caetano a partir dos diários do mesmo. Acrescenta-se uma camada, Caetano está morto, mas isso não é spoiler.
Nas primeiras páginas do Veste-me..., nós somos orientados pelo narrador Daniel, não o Daniel autor, mas o Daniel investigador-narrador-personagem, que vai nos colocar diante de um morto que fala, ao estilo machadiano. Todavia, a novela não é sobre isso, é também sobre a vida de Caetano, sobre sua sexualidade e sobre seus diários.
A novela ganha mais uma camada, quando em Off, o Daniel autor da novela (agora o nosso Daniel), me conta que Caetano foi um grande amigo seu, mas se este deixou diários para este nosso Daniel, isso é um mistério.
Como nas melhores histórias homoeróticas, Veste-me... explora a vivência e as aventuras sexuais de uma personagem homossexual/bissexual que constrói afetos e que está no Brasil repressor no final do século XX e mais otimista do início do século XXI".
............................................................................
Serviço
Veste-me em teu labirinto, Daniel Osiecki.
Editora Caravana
Gênero: romance
R$ 54,90
https://caravanagrupoeditorial.com.br/produto/veste-me-em-teu-labirinto/
![]() |
Daniel Osiecki (Foto: André Osiecki) |
Daniel Mascarenhas Osiecki nasceu em Curitiba, em 1983. Escritor e editor, publicou os livros Abismo (2009), Sob o signo da noite (2016), fellis (2018), Morre como em um vórtice de sombra (2019), Trilogia Amarga (2019), Fora de ordem (2021) e 27 episódios diante do espelho (2021). É editor-chefe da Revista TXT e editor-adjunto na Kotter Editorial. Mestre em Teoria Literária e organizador do sarau-coletivo Vespeiro - vozes literárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário