sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ensaio sobre a cegueira: a epidemia branca como fonte do Realismo Mágico


José Saramago (1922-2010) foi um escritor que se aventurou em diversos gêneros literários, como poesia, conto, teatro, crônica, ensaio, romance, livros de viagem e a lista segue adiante. Mesmo tendo deixado de publicar livros de poesia, o lirismo esteve presente nos textos de Saramago até o fim. Não que ele praticasse o que se convencionou chamar de prosa poética, mas há muitas passagens líricas em alguns de seus romances, como nos livros O Memorial do convento (1982), História do cerco de Lisboa (1987),O Evangelho segundo Jesus Cristo (1992), Ensaio sobre a cegueira (1995), etc.

O Ensaio sobre a cegueira foi o primeiro grande romance publicado por Saramago depois do polêmico O Evangelho segundo Jesus Cristo, de 1992, e toda a narrativa do romance apresenta uma atmosfera muito rica em detalhes, porém os detalhes minuciosamente descritos por Saramago fazem parte de um universo ficcional que jamais seria possível na realidade.

A trama de Ensaio sobre a cegueira não gira em torno de um personagem em especial mas em torno da própria epidemia de cegueira que atinge toda a população. Há de se levar em consideração aqui que o local não é nomeado, assim como não o são os personagens. Os personagens são designados pelas funções sociais que exercem ou por peculiaridades físicas, como o médico, o taxista, o policial, a rapariga dos óculos escuros (que era prostituta), a camareira, o primeiro cego, o ladrão, o rapaz estrábico e por fim, a mulher do médico, que é a única pessoa que continua a enxergar.

Como as causas da repentina cegueira são desconhecidas por todos, os cegos aos poucos vão sendo recolhidos a um manicômio abandonado e são mantidos em quarentena. Mas conforme o tempo vai passando todas as pessoas que permaneceram no lado de fora também vão perdendo a visão e a vida na reclusão torna-se insuportável. Os cegos dentro do manicômio se dividem em grupos por diversas alas, e o que acaba acontecendo no cotidiano dos internos nada mais é do que um simulacro da “vida real” que ficou para fora dos muros, pois há ali corrupção, exploração dos mais fortes pelos oprimidos, estupro, assassinato e tantas outras mazelas que são duramente criticadas por Saramago.

A genialidade de Saramago neste romance não se restringe à metáfora da cegueira como “não enxergar o óbvio que está diante dos nossos olhos”, mas ele criou uma atmosfera kafkiana, pois há no romance uma grande carga de absurdo, e o absurdo na narrativa, mesmo causando as catástrofes limítrofes entre o real e o imaginário, é aceita dentro do universo da ficção. É o que o teórico Tzvetan Todorov classifica como sobrenatural aceito.

O fato de Ensaio sobre a cegueira conter alguns conceitos e elementos do Realismo Mágico (corrente literária muito popular na América Latina durante os anos 60), não torna a obra e nem o autor pertencentes à corrente, como bem observou o teórico Temístocles Linhares (1973): “há uma distinção entre o fantástico no conto e o conto propriamente fantástico”. Sabe-se que no caso de Ensaio sobre a cegueira não se trata de um conto, mas a lógica de Linhares também aplica-se ao romance.
Assim como a epidemia chegou sem explicação e sem respostas, ela desaparece, bem ao estilo do Realismo Mágico. E assim como todos os cegos que perderam e recuperaram a visão sem explicações aparentes, a mulher do médico, a única pessoa que se soube que nunca perdeu a visão, continua a enxergar como sempre enxergou e esse fato é totalmente aceito neste universo absurdo e sombrio que, mimético, é o leitmotiv de todo o romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTRELA DIFUSA

  O tempo é o fator que talvez possa explicar melhor algumas coisas que simplesmente não escolhemos; ou melhor, insistimos em dizer que não ...